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Precisamos de um novo modelo de avaliação da Educação Superior?

Atualizado: 3 de Set de 2019

Desde o início do ano a imprensa tem colocado o Ministério da Educação (MEC) e a qualidade da educação superior brasileira sob holofotes, com especial ênfase no modelo de avaliação adotado. Na qualidade de público interessado, em distintos níveis, o Instituto Educandi (iEduc) vem acompanhando com atenção a posição de alguns players sem desconsiderar o aspecto político, mas dedicando especial atenção às críticas multidirecionadas.


Um humor disfórico pode ser percebido como pano de fundo, principalmente no que tange à avaliação da educação superior, responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Uma certa estranheza advém do fato de que o Relatório da OCDE¹ fez alusão tímida aos novos instrumentos de avaliação externa, colocados em prática há pouco mais de um ano, decorrente de minucioso trabalho realizado pela Diretoria de Avaliação da Educação Superior (Daes).


Neste contexto de ataque à avaliação da educação superior, o iEduc vem se colocar como parceiro do Inep por reconhecer, nesta autarquia, um senso não visto em outros órgãos públicos ou privados, da Autocrítica e da Vontade de Fazer Certo demonstrada em muitas oportunidades na busca pela melhoria contínua da qualidade da educação. É fato irrefutável que, ainda, não houve tempo hábil para se coletar e analisar os resultados da aplicação dos novos instrumentos e, muito menos, de se promover as alterações que forem identificadas como necessárias.


O presente material apresenta nosso ponto de vista sobre o tema, à luz de uma experiência vivida em Instituições de Educação Superior, como professores, coordenadores de cursos, gestores acadêmicos, pró reitores e diretores, desde a princípio do (Sinaes) Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, em 2004. Apesar de reconhecer que há necessidade de mudanças, compreendemos que os indicadores da qualidade e os instrumentos de avaliação externa são indutores de qualidade na Educação brasileira.


Relatório disponível em:

http://www.oecd.org/brazil/rethinking-quality-assurance-for-higher-education-in-brazil-9789264309050-en.htm

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